segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Resultado da votação de Dilma e Aécio em Santa em Rita, demostra clareza preferencial, mas não assegura votos a grupos políticos.


Resultado  da votação de  Dilma e Aécio  em Santa em  Rita, demostra clareza preferencial, mas não assegura votos nos grupos políticos da cidade.

O resultado da eleição no primeiro turno na cidade de  Santa Rita, concomitantemente ,  as explosões de foguentos,  agradecimentos nos carros de sons ,  exonerações de  pessoas em  cargos públicos,  Sinalizou claramente, ou no mínimo serviu para  reconfirmar as forças políticas que estarão possivelmente disputando a prefeitura  de Santa Rita em 2016. A chamada eleição dos inimigos aliados. Onde, por fim, só eles ganham.  
Porém é preciso olhar o quadro do segundo turno, dado o seu resultado diante da intenção do eleitor  com bastante cuidado. Posto que boa parte daquilo que parecia se desenhar em termo de votos para o segundo turno não se concretizou . E o prefeito o qual apoiava    Dilma Rousseff do PT saiu bem, e não  perdeu votos como assim seus aliados inimigos esperavam. 
  Se no âmbito nacional  o pleito à presidência  dos dois candidatos foi apertadíssimo, alguns momentos chegou a ser voto a voto . Finalizando com o magríssimo resultado de 51.64%  para Dilma e a  48%36 para Aécio dos votos válidos. Aqui, Dilma mais uma vez foi absoluta. Obteve 13.079 contra  2.426 dos votos dado a Aécio . Equivalente a 84.35% contra 15.65%.
Esse resultado mostra que os votos  que Marina teve aqui em Santa Rita no primeiro turno, não foram transferidos para Aécio como assim alguns esperavam. Nota-se também que houve um número muito grande de abstenção, total de 5.765, correspondente a 26.37% Isso também fez sua diferença, mas, não ao ponto de justificar a derrota do Aécio, como assim ela é  justificada  no âmbito nacional. Sem dúvida nenhuma o resultado que a candidata Dilma Rousseff, hoje eleita, teve foi muito expressivo. Nesse caso seria comum  fortalecer o prefeito e seu grupo politico que decidiu apoia a candidata, mas como o apoio foi simplesmente formar e não houve uma participação buscando para  Dilma. Isso mostrou para o eleitorado que a eleição na esferal presidencial não tem muita relevância para os grupos político, ou no mínimo parece não ter ,   .      
 Nesse caso, os cidadãos santa-ritense é que teriam de mostrar seu preferencialíssimo por seus candidatos Dilma ou Aécio .Eles preferiam então Dilma Rousseff . É certo que não por aderença partidárias, nem por referencias de grupos politicas da cidade. Mas,  porque a maioria é simpatizante e beneficiários da bolsa família e outras mais. e talvez, por referenciarem  o PT  como um partido mais  aberto para  continuar estendendo o seu  assistencialismo para os  maranhenses.  
 Esse posicionamento dos eleitores santa-ritenses demostra que eles estão soltos. Não pertencem a grupos e que podem muito bem serem distribuídos, quantitativamente,  de conformidade com os próprios interesses e sobre os próprio critério a gosto e a contra gostos de muitos ,  Foi isso que o eleitorado de Dilma mostrou em todo o Brasil e é isso ficou comprovado na cidade de Santa Rita. Portanto, cabe aos pretensos candidatos a prefeito de Santa Rita para 2016, terem muita cautela e muito mais pé no chão no que tange a conquista da prefeitura da cidade . Porque o povo já conhece muito bem essa politica dos inimigos aliados. E que no final, todos, governo e oposição terminam se compadreando e tirando vantagem durante todo mandato , enquanto o povo permanece fica a ver navios . 
Texto : Vogal sociológica


Nenhum comentário :

Postar um comentário