Intimidade X
Religiosidade.
No
campo da expressão da fé dois termos: intimidade e religiosidade. Podem até
vim acompanhados de sentimento de amor e devoção, mas eles podem diferenciar muito na prática . E esse fato pode ser observado desde o inicio da criação através do primeiro casal, Adão e Eva .
Na
criação Adão e Eva, por serem os primeiros seres humanos viventes na terra, segundo
a bíblia sagrada . Ao fazer suas devoções diárias à Deus, eles não utilizavam de uma religiosidade orientada por credos, ritos e cerimonias. Seus atos de
devoção de fé eram livres e emanavam dos seus corações. Subscrevendo assim um
relacionamento de amor e dependência mediante o conhecer e um convivência mais intima com seu criador.
Nessa
posição, mesmo sendo criaturas, seu contato eram direto e permanente. Não
exista mediação. Estavam lá um para o outro . Deus para Adão e Eva e eles para
Deus . E, se porventura essa relação faltasse por algum instante . Deus rompia o silêncio e
dizia: Ei , Vocês ! onde estão ?
Mostrando
assim à importância de estarem em comunhão e priorizarem o relacionamento que ele deveriam ter sempre .
No entanto Adão e Eva vacilaram e quebraram a intimidade que rotineiramente tinham com Deus e passaram a viver em busca de tudo e de coisa nenhuma para encontrar algo que lhes dessem sentido fora de Deus.E tal qual como eles os seu sucessores foram para o campo da religiosidade e erraram feio.
No entanto Adão e Eva vacilaram e quebraram a intimidade que rotineiramente tinham com Deus e passaram a viver em busca de tudo e de coisa nenhuma para encontrar algo que lhes dessem sentido fora de Deus.E tal qual como eles os seu sucessores foram para o campo da religiosidade e erraram feio.
A
parti daí houve um grande hiato entre
Deus e o homem .O homem então querendo superar essa separação, querendo
retomar o seu lugar de comunhão e adoração com Deus. Com tempo ele criou para si objetos de devoção, passou a ser
ritualista e assim adotou preceito
morais e religiosos na tentativa de mediatizar o objeto da sua fé. Contudo sem o calor da comunhão e intimidade que o primeiro casal antes de pecar gozava, perdidos apoderam da capa da religiosidade. Talvez com a mesma durabilidade das folhas de figueira que
cobriram os corpos de Adão e Eva das suas nudezes . Que na verdade apresentaram e cobertos
por fora mas desnudados por dentro . E tal qual eles, muito hoje também tem uma temperatura proporcionada pelo sistema de crenças e que o possuem e não pela relação pessoal com o próprio Deus .
Todavia
Deus sempre buscou uma convivência mais intima mais amigável de forma que o homem sentisse potencialmente livre e
amorosamente apreciado por Ele. Para ama-Lo e Servi-Lo, antes de amar e servir quaisquer coisa ou formas que venham aparecer em seus caminhos. Porque bem mais que uma expressão de adoração, Deus é buscar conviver e compartilhar de si mesmo como o adorador por meio de uma relação que e não de sistema . Porque isso que Ele, na pessoa do seu filho Jesus Cristo aferiu essas palavras ; Não vos chamarei de servos mais de amigos porque os servo não sabe o que fazem o seu Senhor ( João 15:15) e isso só pode acontecer a nível de intimidade porque é profundada e intensa em amor . O que não o caso da religiosidade que muito vivem hoje na igreja e fora dela .
:Pr Claudionor Lima\PIB em Santa
Rita-Ma